Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
TEO, Carla Rosane Paz Arruda y ALVES, Solange Maria. Por uma Teoria Histórico-Cultural da Atividade para as Metodologias Ativas. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124403. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236124403vs01.
Apresenta-se, a partir do contexto da educação superior em saúde, um movimento de teorização sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem, buscando-se organizar um quadro teórico Histórico-Cultural para a superação de visões ingênuas sobre elas. Realizou-se uma pesquisa teórico-reflexiva pautada pelo marco da Escola de Vigotski. O trabalho foi tomado como atividade vital, fundamento para as metodologias ativas, e a atividade de ensino-aprendizagem como unidade dialética organizadora do processo de ensinar e aprender. Trata-se de atividade cognoscitiva, transformadora, exterior/interior, por meio da qual os sujeitos se apropriam das objetivações humanas, produzindo-se e forjando modos superiores de operar mentalmente e agir no mundo.
Palabras clave : Human Development; Education in Health; Professional Training in Health; Activity Theory.