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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
COELHO, Luciana Lopes y BRUNO, Marilda Moraes Garcia. A Interface entre Educação Escolar Indígena e a Educação de Surdos no MS. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124017. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236124017vs01.
O texto apresenta o resultado de uma investigação realizada em comunidades Guarani e Kaiowá que teve como objetivo o levantamento e análise dos discursos que circulam entre os profissionais da educação escolar indígena sobre as diferenças dos estudantes surdos. A fundamentação teórico-metodológica abordou os pressupostos da teoria pós-crítica. Os participantes da pesquisa elencaram as barreiras que os estudantes enfrentam para o acesso às escolas e aos conhecimentos locais e universais, incluindo as línguas utilizadas na sua comunidade. Argumenta-se que a ampliação das investigações e do uso de línguas de sinais emergentes naqueles contextos pode contribuir com práticas de ensino plurilíngue mais adequadas para os estudantes indígenas surdos.
Palabras clave : Educação Escolar Indígena; Educação de Surdos; Línguas de Sinais.