Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
COPPI, Marcelo; FIALHO, Isabel y CID, Marília. Literacia Científica e a Reorganização Curricular em Ciências em Portugal. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e129450. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236129450vs01.
O estudo analisa a reorganização curricular no ensino de ciências do 3.° ciclo do Ensino Básico português, explora como a literacia científica está abarcada no currículo e analisa a evolução nos resultados dos alunos nas avaliações externas PISA e TIMSS. As reformas curriculares culminaram em dois documentos em vigor na área das ciências: Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Em ambos, o desenvolvimento da literacia científica é um dos principais objetivos a ser alcançado. No decorrer das mudanças curriculares ampliou-se a ênfase na importância da literacia científica para a formação dos alunos, facto que se reflete no crescimento relevante dos resultados de Portugal nas avaliações externas.
Palabras clave : Scientific Literacy; Curriculum Reforms; Science Education; 3rd Cycle of Basic Education; Science Curriculum.