SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Educação alimentar na escola por uma abordagem integradora nas aulas de ciênciasSaberes docentes no projeto formativo do engenheiro agrônomo no curso de agronomia da UFC em Fortaleza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

RODRIGUES, Larissa Goulart  y  PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia na educação: panorama da psicologia escolar em escolas públicas de Goiânia. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.381-395. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13088.

A psicologia tem construído historicamente estreitas relações com a educação. A psicologia escolar, enquanto campo de atuação da psicologia na educação, é uma das formas que têm se estabelecido em tais relações. Nosso objetivo foi analisar como estão essas relações no contexto goianiense hoje em dia, isso é, qual é o panorama atual da psicologia escolar em escolas públicas da cidade de Goiânia (GO). Para tanto, entramos em contato com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e, a partir da análise de entrevistas, verificamos que é incipiente a inserção do psicólogo escolar nesses âmbitos. Consideramos que alguns passos já foram dados em direção à ampliação desse espaço, embora ainda seja necessário um esforço coletivo para uma efetiva ocupação do mesmo, em prol de processos educativos mais significativos.

Palabras clave : Processos Educativos; Psicologia Escolar; Escolas Públicas; Goiânia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )