Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
SILVEIRA FILHO, José. Saberes docentes no projeto formativo do engenheiro agrônomo no curso de agronomia da UFC em Fortaleza. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.397-415. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13514.
Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes docentes praticados no projeto formativo do curso de Agronomia da UFC. O estudo teve como motivação a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formação acadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semiestruturada. Da conclusão, destacam-se a formação influenciada pela tendência tecnicista e que o projeto formativo não possibilita a profissionalidade necessária para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados.
Palabras clave : Saberes Agronômicos; Formação do Agrônomo; Tendência Tecnicista; Profissionalidade.