Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
BORGES, Bruno Gonçalves y GATTI JUNIOR, Décio. O lugar da pedagogia no mundo científico e o papel das disciplinas de base. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.573-592. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00573.
O artigo a seguir trata da abordagem histórica da constituição ou pretensão constitutiva da pedagogia enquanto ciência da educação. Tem como objetivo analisar, por meio da bibliografia especializada, sobretudo de História da Educação/Pedagogia, as ações afirmativas do modelo clássico de ciência que se impôs à pedagogia já no século XX. O método utilizado para essa investigação esteve centrado na análise comparativa das obras e na identificação das matrizes do pensamento pedagógico. Percebe-se que, com tal empreendimento, a pedagogia obteve resultados diferentes do esperado, derivando, muitas vezes, no esvaziamento da própria reflexão pedagógica.
Palabras clave : História da Educação; Pedagogia; Experiência; Experimento.