Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
FRANCO, Sandra Aparecida Pires y MOLINARI, Andressa Cristina. A importância da leitura e as concepções dos graduandos do curso de extensão "Leitura e escrita na universidade: uma prática transformadora". Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.663-675. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00663.
Neste estudo, investigou-se como alunos de um curso de extensão de uma Universidade pública do norte do Paraná percebem o ato da leitura. Para tal, os dados coletados por meio de um questionário procuraram buscar respostas para três perguntas: o que é ler? Qual a sua importância? Onde a leitura ocorre? Para contribuir para o processo de formação de alunos leitores no âmbito da escola e da Universidade, partimos da concepção de leitura para além de uma decodificação de palavras. Como sujeitos da pesquisa, tivemos seis alunos que participaram do curso de extensão. Apontamos, também, a necessidade de implementação de atividades no âmbito escolar que possibilitem a superação da prática de leitura mecânica e das falhas de interpretação. O tratamento dado ao instrumento foi de cunho interpretativista, por intermédio da indução.
Palabras clave : Leitura; Escrita; Formação de Leitores; Universidade.