SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Las fotografías históricas como dispositivos disciplinarios: el poder sobre el discurso del otro en un contexto escolarHistoria del pensamiento y ontología de los discursos de verdad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

FELICIO, Carmelita Brito de Freitas. A educação sob o signo da biopolítica: da resistência às formas de controle à autoconstituição de nós mesmos. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.85-100. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.06.

A proposta do ensaio é pensar o devir-educação e suas virtuais relações com a biopolítica. Partimos da hipótese segundo a qual as tecnologias de saber-poder e os dispositivos de controle e normalização não podem funcionar sem um vetor pedagógico. Por isso mesmo, se a biopolítica investe nos corpos para torná-los objetos de controle político, manipulação cultural e instrumentalização econômica, tratar-se-ia de nos opor a esses investimentos e invocar as forças de resistência alojadas nos próprios indivíduos. Para Foucault, o sentido ético da urgente tarefa de constituir uma ontologia histórica da atualidade passa, também, pela indagação do que estamos fazendo de nós mesmos. Ora, se na formação de si está implicada a tarefa de educar contra e para além de seu tempo, levemos então a sério o alerta de Nietzsche com o qual Foucault, certamente, concordaria: os educadores devem começar por se educar a si próprios. "E é para esses que eu escrevo".

Palabras clave : Biopolítica; Educação; Resistência; Formação de Si.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )