Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
VALENCA, Vera Lúcia Chacon; SIMIANO, Luciane Pandini y MENGER, Amanda da Silva. Educação intercultural, epistemologias e projetos educativos. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.495-513. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36226.
Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias "hibridizadas", assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a "emancipação" infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma renovação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.
Palabras clave : Educação Intercultural; Emancipação; Projetos Educativos.