Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de y SOUSA, Guaracira Gouvêa de. Para além da fixação dos conteúdos: uma proposta de historicidade como estratégia de transposição didática no estudo da física e na formação docente na licenciatura em ciências biológicas. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.671-689. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41931.
Nesse trabalho problematizamos as dificuldades dos alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em transpor didaticamente conceitos relativos à queda dos corpos, observadas durante as aulas de regência em turmas de nono ano do Ensino Fundamental e discutimos uma estratégia de enfrentamento de tais dificuldades a partir da historicidade desses conceitos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo tanto no que se refere à compreensão dos conteúdos por parte dos licenciandos na disciplina de física do curso, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebemos a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.
Palabras clave : Ensino de Ciências; Formação de Professores; Transposição Didática.