SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Alain ou a pedagogia da dificuldadePara uma história da educação brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

MARQUES, J. H. Ferreira. Significado da diferença entre o QI verbal e o QI de realização na WISC portuguesa. Rev. Fac. Educ. [online]. 1978, vol.4, n.1, pp.21-34. ISSN 0102-2555.

Partindo de uma amostra representativa da população portuguesa na faixa etária dos 6 aos 15 anos, o autor, aproveitando dados referentes à diferença entre QI verbal e o QI de realização da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC), aplicada em vários grupos etários e no conjunto de amostra para a aferição, fez sua pesquisa incidir sobre outros fatores como zona residencial, profissão do pai e nível do QI da escola completa, que poderiam alterar o significado dessa diferença.  Conclusões: não foram encontradas variações importantes entre as sub-amostras das zonas urbana ou rural; quanto à profissão do pai, somente no grupo O da Classificação Internacional das Profissões (profissões liberais), surgiu uma distribuição nitidamente assimétrica das diferenças entre o QI verbal e o QI de realização com predominância de casos em que aquele é superior a este; quanto ao nível do QI da escala completa, as diferenças positivas entre o QI verbal e o QI de realização, quando o QI da escala completa é a partir de 130 e, o inverso, quando abaixo de 70. Nesse caso, mais pronunciada na sub-amostra do ensino especial.

Palabras clave : Teste de inteligência - Portugal.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )