SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulistaPara uma história da educação brasileira: perspectivas duma pesquisa histórico-pedagógica (a propósito de um novo acervo documental) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

CAEIRO, Francisco da Gama. Para uma história do iluminismo no Brasil: notas acerca da presença de Verney na cultura brasileira. Rev. Fac. Educ. [online]. 1979, vol.5, n.1-2, pp.109-117. ISSN 0102-2555.

O objetivo do artigo é mostrar que a influência exercida por Luis Antonio Verney, a figura mais representativa do iluminismo português, na formação cultural brasileira, foi bem mais significativa do que se supõe. Através do inventário das obras setecentistas existentes em bibliotecas brasileiras, pesquisando os influxos verneyanos no ensino da época, o autor confirma a presença de Verney na literatura, nas reformas pedagógicas e no pensamento brasileiro do período setecentista.

Palabras clave : Brasil; História da Educação; Verney.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )