Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
CHAVES, Eneida Maria. Saberes docentes em construção: analisando a concepção de aprendizagem de alfabetizadores. Educ. Rev. [online]. 2001, n.34, pp.103-122. ISSN 0102-4698.
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem nas práticas pedagógicas de seis alfabetizadoras, ex-alunas do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização, oferecido pela FUNAI. Utilizando uma abordagem etnográfica, os dados foram levantados através de observações das práticas cotidianas em sala de aula (e seus respectivos diários de campo) e de entrevistas individuais gravadas. Os resultados da análise sugeriram que essas profissionais adotavam práticas ecléticas em que prevalecia a concepção de que o processo ensino-aprendizagem se constrói gradativamente num contexto de interação.
Palabras clave : Saberes Docentes; Práticas Pedagógicas; Concepções de Aprendizagem.