Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
MARTINS, Angela Maria. Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001). Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.99-122. ISSN 0102-4698.
Analisam-se neste artigo dados obtidos em um levantamento de teses e dissertações do banco da Capes, feito entre 1992 e 2003. O estudo apresentou, como um de seus principais objetivos, a possibilidade de contribuir para o debate instaurado em torno do tema formação docente, com base em recorte nas questões étnico-raciais. Tomou-se como referência inicial para realização do levantamento o Estado da Arte realizado pelo INEP/MEC, em 2002. Buscou-se analisar, de modo geral, de que forma o campo de conhecimento que gira em torno das práticas de discriminação racial na sociedade brasileira se aproxima da literatura da área de formação de professores.
Palabras clave : Formação de Professores; Prática Docente; Questões Étnico-Raciais.