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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
JUNQUEIRA, Eduardo S.. Conteúdos hipermodais para fins de aprendizagem: usos em contexto pelos alunos. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.371-386. ISSN 0102-4698.
A análise dos usos de artefatos e conteúdos hipermodais pelos alunos, para fins de aprendizagem na modalidade do ensino a distância, indicou dois elementos-chave. A estrutura e a coesão dos conteúdos, identificados a partir de categorias estáveis de análise semiótica de materiais hipermodais, não determinaram o uso. Norteados por elementos culturais e por suas intenções, os alunos formularam práticas comunicativas que extrapolaram a dicotomia impresso/digital. Imprimiram os conteúdos disponibilizados na tela do computador e instituíram a centralidade do impresso para a aprendizagem, sem, no entanto, ignorar os conteúdos hipermodais. A partir do impresso, utilizaram tais conteúdos em "rede" e construíram trilhas de navegação e leitura coerentes, voltadas a fins de aprendizagem específicos. Indica-se a necessidade de processos flexíveis e com a participação dos usuários-alunos para a produção de conteúdos mais interativos e democráticos.
Palabras clave : Hipermodalidade; Práticas Comunicativas; Aprendizagem.