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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
PRADO, Clodoaldo José Bueno do y CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA SOB O FOCO DA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL CIDADÃ. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.4, pp.365-389. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698151877.
O artigo relata pesquisa realizada sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) quanto à linguagem cartográfica. Trata-se de estudo qualitativo, como análise documental, avaliando a relação dos mapas com textos discursivos e atividades, sob o foco da consciência espacial cidadã. O referencial teórico assumiu uma concepção de Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas enquanto instrumentais metodológicos carreadores das relações de conteúdos com a especialidade geográfica. Os resultados evidenciaram que a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem incorreções e insuficiências, também na articulação de textos e atividades com mapas; e há incongruências entre a teoria e a prática quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia do Docente uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros dos alunos, uma perspectiva tradicional, informativo-descritiva.
Palabras clave : Educação geográfica; Consciência espacial-cidadã; Linguagem cartográfica; Livros didáticos..