Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
HADDAD, SÉRGIO. POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIRIANO. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e214048. Epub 15-Mayo-2019. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698214048.
Este texto é produto da participação do autor no IIº Congresso Internacional Paulo Freire, na mesa de diálogo “Política, educação e atualidade do pensamento freiriano”. Tomando momentos da vida do educador Paulo Freire, o artigo procura mostrar quão orgânica é a relação entre Política e Educação para ele, quão estruturante esta relação é do seu pensamento, e como foi vivenciada ao longo do tempo. É intenção, com isso, demonstrar a perenidade de alguns conceitos e aquilo que foi transitório para Freire para, assim, tomar o seu pensamento na perspectiva de atualizá-lo para a realidade que vivemos hoje. Nessa perspectiva, ao final, são apresentadas algumas das grandes questões contemporâneas que estão colocadas para a humanidade, em particular, para educadores e educadoras, conclamando a atualidade do pensamento freiriano para enfrentá-las.
Palabras clave : Paulo Freire; Educação e Política; Pensamento freiriano.