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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
DINIZ-PEREIRA, JÚLIO EMÍLIO y SOARES, LEÔNCIO JOSÉ GOMES. FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES, DIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e217314. Epub 15-Mayo-2019. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698217314.
O título deste artigo foi o “tema gerador” central do 2º Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global. Nele, os autores partem de uma breve análise sobre a racionalidade crítica na formação de educadoras/es como alternativa às chamadas visões técnica e prática na preparação de novas/os profissionais da educação para, em seguida, apresentarem uma discussão mais teórica e conceitual sobre as diferenças entre os termos “formação de professores para a justiça social”, comum em países como os Estados Unidos, e “formação de educadoras/es por meio da transformação social” - a expressão defendida neste texto. A partir daí, eles discutem algumas características que não poderiam faltar em um programa de formação de educadoras/es por meio da transformação social para, no fim, analisar uma experiência concreta de formação orientada por meio da transformação social: a experiência do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, no Brasil, na década de 1990 e início dos anos 2000.
Palabras clave : Formação de educadoras/es; Racionalidade crítica; Transformação social; MST.