SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES, DIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIALEDUCACIÓN POPULAR, CONTEXTO LATINOAMERICANO Y EL LEGADO DE PAULO FREIRE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FREIRE, NITA. O LEGADO DA OBRA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO GLOBAL CONTRA-HEGEMÔNICA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e218004.  Epub 15-Mayo-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698218004.

A autora explicita tomar para si, neste texto, o conceito de hegemonia sob a perspectiva de Antônio Gramsci. Ela discorre sobre educação hegemônica e educação contra-hegemônica e aponta a substantiva diferença entre uma e outra que são compreensões antagônicas. A autora assevera que Paulo Freire, na sua pedagogia ou compreensão de educação ético-estético-antropológico-política, concebeu uma educação contra-hegemônica e conclui que a obra pedagógica de Paulo Freire canaliza seus princípios, conceitos, relações, prática e práxis na direção de uma educação contra-hegemônica desde a sua origem. A obra é radicalmente contra os interesses dominantes, e em qualquer das esferas da vida social, a favor das camadas subalternas, dominadas.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação; Hegemonia; Práxis.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )