SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35”ELES FAZEM A GINÁSTICA SUECA COM ADMIRÁVEL PRECISÃO …” CONSTRUÇÃO DE NAÇÃO E PRODUÇÃO DE INOCÊNCIA NO INDIGENISMO ESTATAL BRASILEIRO DO INÍCIO DO SÉCULO 20EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA, JOGOS E ESPORTE NO BRASIL: O IMPACTO ALEMÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

QUITZAU, EVELISE AMGARTEN. ARTIGO - ENTRE A GINÁSTICA E O ESPORTE: EDUCAÇÃO DO CORPO E MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE NAS SOCIEDADES GINÁSTICAS TEUTO-BRASILEIRAS. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e217174.  Epub 23-Ago-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698217174.

Entre meados do século XIX e fins da década de 1930 foram criadas no Brasil numerosas sociedades ginásticas cujo principal objetivo era, por meio de uma forma específica de educação do corpo, o Turnen, contribuir para a formação das comunidades teuto-brasileiras e para a manutenção de sua herança cultural em benefício do país que os acolhera. A partir das primeiras décadas do século XX, entretanto, o esporte passa a ganhar espaço entre essas sociedades e, como uma criação estrangeira, é envolvido por discussões e questionamentos acerca de seus possíveis benefícios educativos e higiênicos. Neste artigo, analisamos como ginástica e esporte foram apropriados pelas sociedades ginásticas como elementos de educação do corpo e manutenção identitária. Percebe-se que a resistência inicial à inserção do esporte está mais vinculada à preservação da ginástica como uma “herança” nacional alemã, e apresenta-se em diálogo com as discussões que se davam sobre o tema na Alemanha.

Palabras clave : História da ginástica; História do esporte; Imigração alemã.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )