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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
MARCELO, CARLOS; YOT, CARMEN; ZIDAN, EDUARDO RODRIGUEZ y ZORRILLA-SALGADOR, JUAN PABLO. FATORES DETERMINANTES NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO URUGUAI. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e216356. Epub 07-Ago-2020. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698216356.
Atualmente, na América Latina e no Caribe, foram implementadas políticas para promover a integração das TICs nos sistemas escolares, aumentando o investimento em programas OLPC. Entretanto, ainda não há conhecimento suficiente sobre como essas tecnologias digitais estão sendo integradas no esino. O objetivo principal deste artigo é analisar o uso que os professores em formação, no Uruguai, fazem do computador portátil. O desenho desta pesquisa é de tipo misto, de dominância quantitativa. Foi desenvolvida uma análise descritivo-correalcional não experimental transacional a partir de questionários envolvendo estudantes de licenciatura, complementados com entrevistas semi-estruturadas. Identificamos que os estudantes utilizam pouco a tecnología proporcionada pelo Estado como recurso para a aprendizagem, e entre aqueles que os utilizam, é maior o uso do computador portátil para as disciplinas específicas dos cursos do que para as disciplinas pedagógicas. Não foram encontradas evidências de que o gênero, a idade, a especialidade e o nível cursado sejam características que influam sobre a percepção de utilidade que os estudantes têm dos computadores portáteis.
Palabras clave : Formação inicial docente; tecnología digital; dispositivos móveis; desenho misto; modelo logit.