SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37DE LAS CALLES A LOS CURRÍCULOS: PRECURSORES SOCIALES Y JURÍDICOS DE LAS LEYES 10.639/03 Y 11.645/08DE CUAL CRISIS SE TRATA EN LA ADOLESCENCIA CONTEMPORÁNEA? ALGUNAS CONSIDERACIONES PSICOANALÍTICAS Y EDUCACIONALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

DALBOSCO, CLAUDIO A.  y  PAGOTTO-EUZEBIO, MARCOS SIDNEI. DA ARTE DA CORTE À DIALÉTICA DO AMOR: A COMPLEMENTARIEDADE FORMATIVA ENTRE OS AMANTES DO SABER. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20852.  Epub 17-Ago-2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469820852.

O ensaio trata da ideia de Eros formativo presente no Banquete, de Platão, a partir da interpretação feita por Michel Foucault no segundo volume de sua História da sexualidade: o uso dos prazeres. Primeiro, busca-se reconstruir a arquitetônica da investigação foucaultiana acerca dos aphrodisia, que se desdobra em dietética, econômica e erótica, localizando a dialética do amor no interior da erótica. Na sequência, discute-se o aspecto formativo do Banquete, destacando, especialmente, a reciprocidade entre erasta (o amante) e erômeno (o amado), e assumindo que a guinada ontológica da dialética do amor aponta diretamente para a dimensão ético-formativa do Eros, de acordo com o argumento do diálogo. O Eros relacionado à beleza individual e particular (ou seja, como contingente e empírico) só pode ser superado pela perspectiva universal do amor quando for permitido a um (o erasta) assumir a posição do outro (o erômeno) e vice-versa.

Palabras clave : Eros formativo; aphrodisia; dialética; erasta; erômeno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )