SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39SEGUIMIENTO PEDAGÓGICO HOSPITALARIO A NIÑOS CON CÁNCER EN EL PROCESO DE ALFABETIZACIÓNPRODUCCIÓN DE ARTÍCULOS CIENTÍFICOS: UM ANÁLISIS DE LA PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES DEL MÁSTER ACADÉMICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

KRONBAUER, LUIZ GILBERTO  y  FENSTERSEIFER, PAULO EVALDO. FORMAÇÃO E DOCÊNCIA COMO PHRONESIS: SENDO E APRENDENDO A SER. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38405.  Epub 02-Mayo-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838405.

Inspirados na noção aristotélica de Phronesis, desenvolveu-se uma reflexão sobre a formação docente na perspectiva do aprender como exercício que se faz e se refaz continuamente, numa atitude reflexiva e, teoricamente, sustentada. Aproximou-se o conceito de vida contemplativa ao de docente reflexivo e, com isso, buscou-se avançar na direção da práxis como processo dialético de ação-reflexão-ação, pano de fundo de uma formação inicial de professores/as que entretece teoria e prática como horizontes de uma docência viva. Esta releitura da filosofia prática de Aristóteles faz-se acompanhar da interpretação que Hans-Georg-Gadamer realiza em sua obra Wahrheit und Methode, valendo-se dos conceitos de sabedoria prática, de mimesis, da produtividade do conceito de experiência e da atualidade hermenêutica de Aristóteles, e que estruturam o texto que segue.

Palabras clave : Formação de professores; sabedoria prática; mimesis; hermenêutica filosófica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )