Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
SAVI NETO, PEDRO; NASCIMENTO, INÊS y FARE, MÓNICA DE LA. AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE MÍMESIS PARA PENSAR A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REGULAÇÃO DA CONDUTA EM PESQUISA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38357. Epub 15-Mayo-2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469838357.
A ética em pesquisa tem sido objeto de intenso movimento de regulação da conduta a partir de um modelo preconcebido sob a lógica das ciências biomédicas. No contexto de uma resposta majoritariamente normativa para a questão da ética em pesquisa, este artigo, baseado em uma pesquisa exploratória, objetiva investigar sobre a potencialidade da iniciação científica (IC) na sensibilização dos estudantes para a questão da ética em pesquisa. Para isso, combina-se o levantamento bibliográfico, centrado nos conceitos de mímesis desenvolvidos por Adorno e Benjamin, com a análise das respostas dadas por estudantes de graduação das ciências humanas e sociais com experiência em IC a um questionário online. Afirma-se o potencial formativo da IC, pois é uma instância privilegiada para o comportamento mimético, permitindo a aprendizagem dos estudantes pela observação da aplicação prática dos conceitos do campo moral à pesquisa.
Palabras clave : Iniciação científica; Mímesis; Ciências Humanas e Sociais; Ética em pesquisa; Regulação da conduta.