SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número02La crisis de la reforma educativa socialista y la contrarreforma conservadora en EspañaProjeto escola de fábrica: atendendo a "pobres e desvalidos da sorte" do século XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

OLIVEIRA, Dalila Andrade  y  DUARTE, Adriana. Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.02, pp.279-301. ISSN 0102-5473.

Aborda-se, neste artigo, a educação como política social no contexto das reformas educacionais em curso no Brasil desde os anos de 1990. Parte-se da constatação de que o país viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. Identifica-se clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral e problematiza-se os programas de renda mínima associados à educação.

Palabras clave : Política e Educação; Brasil; Política Social; Educação e Estado; Reforma do Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )