SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01Imagens de crianças e infâncias: a criança na iconografia brasileira dos séculos XIX e XXEstado, democracia e institucionalización de las luchas sociales en las prácticas educativas del MST: un estudio de caso de la escuela itinerante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

HIDALGO, Angela Maria. Democracia para a superação do capital no pensamento marxista: subsídios para reflexões sobre a organização educacional. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.295-316. ISSN 0102-5473.

Este artigo apresenta pesquisa bibliográfica motivada pelos debates em torno da questão da participação nos processos decisórios no contexto das reformas política e educacionais dos anos de 1990. Defende-se a tese de que a democracia constitui premissa básica para a transformação social, demonstrada na análise do pensamento de autores marxistas. O estudo indica: em Marx e Engels, a análise do desenvolvimento histórico do processo de planificação coletiva da produção e a necessária manutenção dos níveis de produtividade para a criação das condições de superação do capitalismo; em Luxemburgo e Lênin, divergências quanto ao processo de transição ao socialismo; em Luxemburgo, a defesa da participação das massas no processo decisório. A conclusão é a de que a abordagem dos aspectos políticos das questões organizativas, concomitante à garantia de acesso ao conhecimento produzido historicamente, requer avanços na análise dos princípios organizacionais na educação com base nas especificidades desta prática social.

Palabras clave : Democracia; Gestão Educacional; Marxismo; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )