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Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

SOARES, Michelle Beltrão  y  MACHADO, Laêda Bezerra. Violência contra o professor nas representações sociais de docentes. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.333-354. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p333.

Este artigo analisa as representações sociais de violência contra o professor no espaço de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife, enfatizando as formas ou tipos de violência que afetam esse grupo profissional e o modo como os docentes lidam com o fenômeno. Tomou-se como referencial a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, especialmente a Teoria do Núcleo Central, idealizada por Jean-Claude Abric. Participaram desta etapa da investigação 20 professores, sendo 10 de escolas públicas estaduais e 10 de escolas privadas. Foram realizadas entrevistas com esses professores através de pranchas indutoras, o material foi tratado a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo indicam a dimensão prática das representações desses professores, ou seja, o modo como lidam com a violência contra si no interior da escola e sala de aula, expresso através das origens da violência contra o professor, das manifestações da violência contra ele e das atitudes de enfrentamento diante do fenômeno.

Palabras clave : Violência; Professor; Representação Social..

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