SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1La documentación pedagógica en el pensamiento de Célestin Freinet¿Niños que juegan con muñecas se convierten en niñas? Diferencia de género en los juegos de niños de 4 a 5 años índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

TREVIZAN, Zizi. Saberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.237-261. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p237.

Com o objetivo de repensar o processo de formação do professor da Educação Básica, configurado no cotidiano das Instituições de Ensino Superior e nas vivências profissionais continuadas, a pesquisa relatada neste artigo utiliza uma metodologia qualitativa (entrevista semiestruturada) e discute a história de formação e vivências de duas professoras graduadas em Letras e Pedagogia, atuantes no ensino da leitura no estado paulista. O estudo, de aporte teórico bakhtiniano, histórico-cultural, apresenta, na sua amostragem, a carência teórica e prática do formador de leitores e as conclusões apontam para o desafio de um investimento articulado (Estado, Universidade, Escola Básica) na formação identitária (cultural, científica, pedagógica) do professor, para um desempenho mais eficaz no processo de formação de leitores críticos.

Palabras clave : Ensino Superior e Saberes Científicos; Educação Básica e Epistemologia da Prática; Formação de Leitores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )