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Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
PRATES, Marcelo y PERSEGUEIRO, Antonio Carlos. Avaliação formal em filosofia: considerações dirigidas ao ensino médio. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1109-1124. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1109.
O texto aborda a avaliação formal e discute a retomada de sentido junto à elaboração e operacionalização desta atividade. Foca-se na Disciplina de Filosofia, ofertada no Ensino Médio (Educação Geral e Médio Profissionalizante) e sinaliza a condição de maior proximidade entre Conteúdos Programáticos e alunos(as). Para tanto, busca enaltecer o diálogo e a mediação, capacidades indeléveis ao docente, direcionando-as às atividades avaliativas. Assim procedendo, considerada a obrigatoriedade das referidas nesta e em demais fases da educação escolar, de que modo o docente poderá cultivar e, constantemente, atualizar o sentido das avaliações formais, sobretudo nas etapas de preparação e aplicação? No intuito de oferecer uma resposta propositiva, recorrer-se-á, de forma específica, às Orientações Curriculares Nacionais, na parte destinada à Filosofia. No entanto, para não incorrer em enunciações gerais, ou que fujam à questão, conjugar se-ão os apontamentos decorrentes às Diretrizes Curriculares da Educação Básica/SEED-PR. Por meio da presente convergência, serão auferidos contributos voltados ao equacionamento de demandas originadas no campo avaliativo, incontornáveis ao(as) graduandos(as) e egressos das Licenciaturas em Filosofia.
Palabras clave : Avaliação Formal; Filosofia; Ensino Médio.