Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
ENNAFAA, Ridha. Métodos de análise no estudo de representações sociais dos estudantes: o acesso ao Ensino Superior na UFRN. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.11-38. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v48i340002.
O artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o acesso à universidade e as trajetórias dos estudantes. Analisam-se particularmente as Representações Sociais da Universidade (UFRN) dos estudantes que concluem o Ensino Médio. Procura-se compreender, a partir dessas representações, a visão que os candidatos do ensino público têm da UFRN no momento do vestibular. A complementaridade dos resultados, junto a outros dados procedentes de abordagens quali-quantitativas, sublinha o valor heurístico de tal abordagem, combinando as informações para integrá-las em estudos longitudinais, que levam em conta os percursos e as perspectivas dos jovens ingressantes na universidade.
Palabras clave : Representações Sociais; Educação Superior no Brasil; Metodologia de Pesquisa.