SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número34Métodos de análisis en el estudio de las representaciones sociales de los estudiantes: el acceso al Enseñanza Superior a la UFRNExperiencia del curso: contribución a la calidad de la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PAIVANDI, Saeed. A relação com o aprender na universidade e o meio ambiente de estudos. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.39-64. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340003.

Examina-se a ligação entre avaliação subjetiva do contexto de estudos realizados pelos estudantes em relação com o aprender na Universidade. Essa análise baseia-se em uma enquete qualitativa, realizada entre 2005 e 2008, com estudantes de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais em cinco universidades parisienses. A investigação revelou a lógica aprendendo-aprender e sua reflexividade no percurso e dinâmicas que dão sentido às trajetórias individuais. Uma dimensão importante da socialização estudantil refere-se à avaliação subjetiva-pessoal dos estudantes do contexto universitário. Os estudantes abordam seu meio ambiente de estudo como um processo interpretativo, identificando-se de maneira individual ou coletiva as pistas de ação possíveis.

Palabras clave : Percepção de Estudantes; Perspectiva de Aprendizado; Práticas de Estudos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )