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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
GENTIL, Heloisa Salles y SROCZYNSKI, Claudete Inês. Currículo prescrito e currículo modelado: uma discussão sobre teoria e prática?. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.49-74. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v49i350004.
Este artigo apresenta discussões sobre concepções de currículo que orientam professores do curso de Pedagogia frente a projetos pedagógicos e práticas formativas, na contingência das políticas educacionais. Esta pesquisa utilizou questionários, análise de documentos, observações participantes e entrevistas. Considera-se que o currículo se constitui em relações sociais e culturais; o currículo real é mais amplo que documentos escritos, é construção social e opera no nível da prescrição e de processo e prática. Conclui-se que há diversos elementos que se tornam preocupações do âmbito educativo, especialmente as relações entre teoria e prática nos processos de formação.
Palabras clave : Currículo; Formação de Professores; Teoria e Prática.