SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número43Estrategias de estudio y de aprendizaje y solución de problemas: educación regular vs. educación profesionalLas inteligencias múltiples y la autoría de enseñanza en la producción de audiovisual interactiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SCHWANTES, Lavínia; HENNING, Paula Corrêa  y  RIBEIRO, Paula Regina Costa. Discurso sobre a Ciência na emergência histórica da "Rede Nacional de Educação e Ciência". Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.62-87. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11805.

Diferentes projetos para promoção do acesso à ciência por meio da educação têm sido desenvolvidos, como a Rede Nacional de Educação e Ciência, que objetiva a melhoria do acesso à ciência e do seu ensino por meio de cursos para professores e alunos da rede pública de ensino. Objetivamos estabelecer o discurso inicial de ciência dessa Rede. A metodologia empregou conceitos e ferramentas da análise do discurso foucaultiana. Elencamos três enunciados que caracterizam o discurso inicial de ciência na emergência dessa Rede: fazer ciência envolve um caminho para geração de produtos "novos" publicáveis; formação do cientista na díade inatismo e empirismo; formação de cientistas pela inclusão social. Esses enunciados podem ser entendidos como condições de possibilidade para emergência da Rede e são potentes modos de desenvolver e produzir a ciência na atualidade.

Palabras clave : Ciência; Análise do discurso; Divulgação da ciência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )