Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
BORGES, Liliam Faria Porto. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.101-126. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747.
O trabalho discute o entendimento da escola a partir dos conceitos de trabalho e humanização em Marx, Engels e Lukács. A constituição humana por meio da sua intervenção junto à natureza e o estabelecimento das relações sociais são processos educativos que se repetem, tanto na história do homem, quanto no desenvolvimento individual, recolocando, nos processos educativos, a construção do homem como ser social e construindo o longo caminho de distanciamento de sua condição animal. Com base nesse breve panorama, propõe uma análise acerca da escola e do ensino no Brasil, indicando a função social da educação escolar e o significado das perspectivas pedagógicas que secundarizam a relação entre ensinar e aprender.
Palabras clave : Educação; Escola; Humanização.