Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
CORREIA, Eanes dos Santos; SILVA, Veleida Anahi da y NASCIMENTO, Willdson Robson Silva do. O que fazer com o que a escola faz com meu corpo? Táticas de estudantes à luz de Michel de Certeau. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.115-139. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14733.
Este trabalho tem o objetivo de compreender o uso da bricolagem por estudantes adolescentes de duas escolas públicas do interior do Estado de Sergipe como forma de resistência sobre o controle dos seus corpos, instituídos no seu dia a dia e pela escola. Tentamos discutir e analisar os dados à luz de Michel de Certeau com base nos conceitos de táticas e estratégias, destacando as táticas que são possíveis práticas que os estudantes adotam para se desviar das lógicas da escola que os disciplinam e tentar regular seus corpos. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados deste estudo, a entrevista de grupo com vinte e um estudantes do oitavo ano do ensino fundamental com faixa etária entre doze e dezesseis anos. Verificamos que as atitudes cotidianas dos estudantes são permeadas de ações que podem usar de bricolagens como táticas de vivências dentro e fora do ambiente escolar. Com base na posição subjetiva dos estudantes diante das estratégias da escola, a maioria se mostra subversiva e bricolante.
Palabras clave : Corpo; Estudantes adolescentes; Escola; Táticas.