Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
PINHEIRO, Welington da Costa y ALVES, Laura Maria da Silva Araújo. A educação de meninos na Amazônia: o caso do Instituto Orfanológico do Outeiro, Belém/PA (1903-1913). Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-20853. Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id20853.
O presente artigo objetiva analisar as práticas educativas desenvolvidas no Instituto Orfanológico do Outeiro. Esta foi uma instituição de destaque no atendimento e educação da infância pobre no período de 1903-1913, na Amazônia paraense. O estudo, do tipo documental, se insere no âmbito da história das instituições educativas. As fontes da pesquisa foram o impresso A Província do Pará, Mensagem dos Governadores do Pará e ofícios, portarias e relatórios do estabelecimento investigado. Estas foram analisadas à luz da teoria discursiva bakhtiniana, com foco na categoria discurso ideológico. Os resultados apontaram que a educação oferecida no Orfanológico era fundamentada em uma rígida organização do tempo/espaço e composta por práticas educativas que intencionavam formar cidadãos civilizados, disciplinados, patrióticos e saudáveis, dando um “bom” destino à infância pobre na Amazônia, considerada, segundo discurso da época, como bruta, incivilizada e rude, necessitando de investimento para, assim, ser útil à sociedade.
Palabras clave : Meninos órfãos e desvalidos; Infância na Amazônia; Instituição educativa; Práticas educativas.