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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
OLIVEIRA, Nathalia Dória y ARAUJO, Allyson Carvalho de. As linguagens na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: diálogos com a Educação Física. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-28991. Epub 22-Feb-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id28991.
Objetiva analisar a noção de linguagem apresentada na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e suas implicações para a Educação Física (EF). Com metodologia exploratória-documental de abordagem qualitativa, o estudo explora a BNCC-EM com uso do software IRAMUTEQ por análise da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e análise de similitude do termo “linguagem”. A partir da análise lexical forma-se cinco categorias, a saber: Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Os dados indicam que a BNCC-EM se aproxima de uma abordagem semiótica de linguagem, contudo não a conceitua, por vezes, trazendo elementos divergentes desta. Ao olharmos para E F, observamos que o documento centra na noção de linguagem corporal. Conclui-se com a percepção de fragilidade conceitual da linguagem na política educacional, bem como na fragmentação de suas expressões em detrimento de uma perspectiva do multiletramento.
Palabras clave : BNCC; Ensino médio; Linguagem; Educação física.