Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
BEZERRA, Gisleine Correa y BURLASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.371-386. ISSN 0103-6831.
Este artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.
Palabras clave : Ensino de Matemática; Avaliação da Aprendizagem; Análise de Conteúdo; Aritmética.