Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
CAMARA, Marcelo. Análise dos resultados do pré-teste da Provinha Brasil de Matemática. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.100-117. ISSN 0103-6831.
Nesse trabalho, apresentamos uma análise do rendimento de alunos de segundo ano de escolaridade na resolução de problemas de estrutura aditiva com base nos resultados da pré-testagem dos itens que comporão a Provinha Brasil de Matemática. Foram aplicados 192 itens a 12 mil alunos de diferentes unidades da Federação. Realizamos a análise considerando algumas variáveis presentes nos problemas, tais como o tipo de contexto, a presença ou não de imagens, a magnitude dos números envolvidos e a localização dos dados no problema. Os resultados mostram que, em função da estrutura do problema, a alteração dessas variáveis provoca diferenças no índice de sucesso dos alunos.
Palabras clave : Provinha Brasil de Matemática; Rendimento Escolar; Resolução de Problemas; Avaliação da Aprendizagem.