SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Hacia una evaluación de gran escala multidimensionalProcesos evaluativos en ambientes virtuales de formación: una perspectiva interaccional-dialógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

PINTO JUNIOR, Wallace Nascimento. Comparando matrizes de matemática do Saeb e do Naep. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.30-47. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266103029.

Este artigo tem como objetivo geral analisar as semelhanças e diferenças estruturais das matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do National Assessment of Educational Progress (Naep), e como específico comparar os descritores do tema "Espaço e Forma" testados no 9º ano do Saeb com os objetivos da área Geometria testados na 8ª série do Naep, para produzir informações sobre as tendências curriculares que subjazem as escolhas das habilidades aferidas nesses sistemas de avaliação e que poderiam direcionar a atualização das matrizes de Matemática do Saeb. Os resultados sugerem que ambas as matrizes se assemelham na divisão dos objetos de conhecimento por áreas de conteúdo afins e na abordagem de variadas operações cognitivas; por outro lado, são distintas as formas pelas quais os descritores são apresentados em cada matriz. Notam-se algumas semelhanças entre as habilidades que são aferidas em ambos os testes na análise dos descritores do tema "Espaço e Forma".

Palabras clave : Matemática; Sistema de Avaliação da Educação Básica; National Assessment of Educational Progress; Currículos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )