Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
LEAL, Paulo Henrique y REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Indicadores de desenvolvimento profissional da docência: construção, avaliação e usos. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.82-122. ISSN 0103-6831. https://doi.org/10.18222/eae266102859.
Neste artigo, abordam-se algumas ideias relativas à construção de indicadores educacionais referentes ao desenvolvimento profissional docente, à avaliação da composição da base de conhecimento para o ensino e para o exercício profissional da docência e sua utilidade para a definição de políticas públicas de formação de professores. Apresentam-se e discutem-se alguns dados obtidos numa investigação que teve como propósito geral caracterizar níveis de proficiência para o ensino de um professor de Educação Física experiente, considerando que a construção e o desenvolvimento da carreira docente apresentam estágios diversificados e envolvem diferentes processos de aprendizagem profissional. Os dados obtidos podem ser compreendidos como um conjunto de indicadores de desenvolvimento profissional da docência, já que se relacionam aos conhecimentos necessários para o ensino e para o exercício profissional da docência, tendo em vista o local de atuação e aspectos da trajetória profissional do professor investigado.
Palabras clave : Desenvolvimento Profissional; Formação de Professores; Formação Profissional; Educação Física.