SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64Efectos del Plano de Desenvolvimento da Escola en los resulta dos escolaresDesdoblamientos de los informes de las evaluaciones en larga escala índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim  y  GABRIEL, Carmen Teresa. Saerjinho: sentidos de avaliação em disputa. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.160-186. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3416.

O objetivo deste artigo é explorar as ambivalências forjadas no processo de produção de significados sobre o Saerjinho - avaliação oficial que compõe o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro - por parte da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e de docentes da rede. A abordagem de informações e documentos oficiais sobre a referida avaliação e de entrevistas com professores se inscreve em uma postura epistêmica discursiva que opera na pauta pós-fundacional que permite entender o processo de significação como um ato político. A análise apontou que há disputas entre os três agentes destacados para a produção de sentidos sobre o Saerjinho, e que os significantes avaliação interna, avaliação externa e avaliação diagnóstica têm suas fronteiras borradas de acordo com os interesses políticos envolvidos.

Palabras clave : Avaliação da Educação; Discurso; Saerjinho; Políticas Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )