SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64Desdoblamientos de los informes de las evaluaciones en larga escalaCurva de crecimiento para Matemáticas vía Teoría de Respuesta al Ítem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MACHADO, Cristiane. Avaliação externa e escolas públicas: elementos de gestão escolar democrática. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.64, pp.218-240. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3485.

A Prova Brasil, além de estimar o desempenho dos alunos por meio de provas padronizadas, coleta dados para possibilitar estudos de fatores associados ao desempenho dos alunos utilizando questionários contextuais. O objetivo deste artigo é explorar elementos de gestão escolar democrática nas respostas de diretores da rede pública de Guarulhos (SP) no questionário da Prova Brasil de 2011. Foram respondidos 227 questionários com 212 questões de múltipla escolha, 165 por diretores das escolas estaduais e 62 por diretores das escolas municipais. Os conceitos participação, autonomia e acesso e permanência foram cotejados com as respostas dos diretores às questões que se aproximavam dessas temáticas. As informações obtidas e analisadas possibilitam compreender formas e contornos de práticas de gestão democrática, ou ausência delas, em alguns casos, no cotidiano das escolas estaduais e municipais estudadas.

Palabras clave : Avaliação Externa; Escolas Públicas; Gestão Escolar Democrática; Questionário Contextual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )