Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
BACCHETTO, João Galvão y PINTO JUNIOR, Wallace Nascimento. Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo em Matemática no Pisa 2012. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.418-442. Epub 01-Mayo-2017. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3905.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2012 avaliou, por meio do questionário do estudante, a Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo, definida como a exposição dos estudantes ao conteúdo de uma determinada área do conhecimento na escola - nesse caso, especificamente a área de Matemática. Com base nos resultados dos questionários, foram gerados três índices que, neste artigo, foram relacionados com o desempenho dos estudantes de um grupo de países no teste cognitivo de Matemática. O estudo sugere que há uma relação entre dois desses índices e as médias do teste de Matemática, sendo essa relação fraca para o terceiro índice. Esses resultados podem iluminar aspectos nem sempre conhecidos sobre a exposição a tarefas e conceitos matemáticos em sala de aula.
Palabras clave : Pisa; Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo; Questionário; Matemática.