SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74ASPECTOS DE LA PROFESIÓN DOCENTE EN BRASIL: ANÁLISIS EXPLORATORIOS DEL PISA 2015DIMENSIONALIDAD Y ESCALA DE CONOCIMIENTO EN UNA PRUEBA INTERDISCIPLINARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SUASSUNA, LÍVIA  y  SILVA, THAYS LIMA E. A LITERATURA EM PROVAS E EXAMES: VESTIBULAR DA UFPE E ENEM. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.362-391.  Epub 22-Oct-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.3861.

O objetivo deste artigo é analisar as provas de literatura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para averiguar se ambas estão em consonância com o princípio teórico-metodológico do letramento literário. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e interpretativa, mediante análise de um corpus formado pelas provas de literatura da UFPE e do Enem, aplicadas, respectivamente, em dezembro e outubro de 2013. Os resultados indicaram que os exames são condizentes com os seus documentos normatizadores; que a prova de literatura do Enem mais se aproxima da ideia de letramento literário e que entre elas há mais diferenças: a prova de literatura da UFPE é mais conteudista e valora mais o cânone do que a prova do Enem, que é mais construtivista e cognitivista.

Palabras clave : VESTIBULAR; ENEM; LETRAMENTO LITERÁRIO; AVALIAÇÃO..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )