Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
PEREIRA, MARCELO ALMEIDA DE CAMARGO et al. AUTOAVALIAÇÃO: OBSERVANDO E ANALISANDO A PRÁTICA DOCENTE. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.7-26. Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.7010.
Este estudo apresenta os resultados da reflexão conduzida em duas aulas, por meio da ferramenta SATS (Self-assessment of Teaching Statement). A análise qualitativa da utilização da ferramenta foi realizada com base na gravação dessas aulas em duas IES (Instituições de Ensino Superior) distintas, originando metatextos. A partir dos quais descreve-se o “Aquecimento”, período inicial da aula em que se situa o estudante em relação à aprendizagem daquele dia; e o “Desenvolvimento da Aula”, com olhar atento às características: interação professor-aluno, uso de estratégias didáticas, tempo, e contextos reais utilizados. Os resultados apontam para as possibilidades de reflexão em e na ação pedagógica proporcionada pela ferramenta.
Palabras clave : PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM; PRÁTICA DOCENTE; AUTOAVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.