Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
SILVA, RODRIGO MONTEIRO DA y CUNHA, MARINA SILVA DA. IMPACTO DO PROUNI NO DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DE GÊNERO E RAÇA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.164-194. Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.6929.
Este estudo objetivou realizar uma avaliação do impacto do Programa Universidade para Todos (Prouni) no desempenho dos alunos bolsistas entre os grupos de gênero, homem e mulher, e raça, brancos e negros. A metodologia utilizada foi o propensity score matching utilizando os microdados do Enade de 2016. A análise descritiva mostrou um aumento no número de bolsas integrais e parciais ofertadas ao longo dos anos e uma concentração de bolsas na região Sudeste. Verificou-se que ser homem, negro e ter renda familiar menor que 1,5 salário mínimo aumentam a probabilidade de ser beneficiário do programa. Os resultados sugerem que o impacto do Prouni no desempenho dos alunos das universidades privadas foi significativo. Observou-se que o Prouni aumenta o desempenho médio dos alunos que recebem a bolsa integral, principalmente entre homens e negros e que, na análise dos quatro cursos com maior número de bolsas integrais, o maior impacto foi entre mulheres.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PROUNI; PROPENSITY SCORE MATCHING; EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES.