Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
BOTELHO, DELIANE GOMES; SILVA, MARCELO PONCIANO DA y MELO, ERNANI VIRIATO DE. REDES SOCIAIS NO ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.341-365. Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6491.
O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa sobre a viabilidade do uso de dados públicos da rede social Facebook para identificar a trajetória acadêmica e profissional de egressos do ensino médio integrado. Para efeito de comparação do alcance do método na coleta de dados, utilizou-se, também, a aplicação de questionário. O estudo foi realizado com 244 egressos de um instituto federal, dentre os quais 195 foram localizados na rede social e apenas 21 responderam ao questionário. Os resultados demonstraram que o Facebook é uma ferramenta muito interessante para o acompanhamento de egressos: 61% disponibilizaram informações sobre o itinerário formativo e 20% sobre atuação profissional. Entretanto, o uso de questionário ainda se faz necessário para obter a opinião dos egressos.
Palabras clave : PERFIL DO EGRESSO; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA; ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL.