SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número77EL PROCESO DE ALFABETIZACIÓN Y LA FORMACIÓN DOCENTECONCEPCIONES Y PRÁCTICAS DE EVALUACIÓN DE REDACCIÓN: FORMACIÓN EN SANTO TOMÉ Y PRÍNCIPE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

LEITE, ANDRIELE FERREIRA MURI  y  BONAMINO, ALICIA MARIA CATALANO DE. DEFASAGEM IDADE-SÉRIE E LETRAMENTO CIENTÍFICO NO PISA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.393-420.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7103.

O artigo analisa a preparação científica de estudantes brasileiros participantes do Pisa (Programme for International Student Assessment - em português Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), considerando a defasagem idade-série. Foram realizadas uma análise exploratória dos resultados e uma regressão linear para investigar o efeito da variável repetência sobre o desempenho em ciências dos estudantes brasileiros. O estudo mostra que: os estudantes brasileiros estão em desvantagem em relação aos estudantes dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); a maioria dos estudantes brasileiros não é capaz de realizar as tarefas mais simples estabelecidas pelo Pisa; a diferença entre estudantes brasileiros defasados e estudantes da OCDE alcança 150 pontos em algumas competências; apenas os estudantes brasileiros das séries finais do ensino médio atingem os níveis esperados pelo Pisa.

Palabras clave : PISA; BRASIL; LETRAMENTO CIENTÍFICO; DEFASAGEM IDADE-SÉRIE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )