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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM  y  GABRIEL, CARMEN TERESA. AVALIAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS: SENTIDOS DE APRENDIZAGEM EM NEGOCIAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08342.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8342.

Este artigo problematiza os efeitos do contexto pandêmico sobre os processos de significação da interface avaliação-aprendizagem, percebida como um elemento incontornável nas disputas por sentidos de “escola democrática”. A partir de uma abordagem discursiva, inscrita na pauta pós-fundacional, exploram-se documentos normativos produzidos pelas secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e de Minas Gerais que tratam da educação no contexto da pandemia de covid-19. As análises apontam a hibridização de tradições e traduções no que diz respeito à interface citada, com acirramento da negociação entre sentidos de aprendizagem em perspectiva de aquisição de algo externo ao sujeito que aprende e como resposta particular desse mesmo sujeito.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; SABER; PANDEMIA; COVID-19.

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